EQUIPE DA SAÚDE DE SEVERIANO DE ALMEIDA PROFERE PALESTRA NA UPF

Data de Publicação: 12/04/2016

No dia 02 de abril de 2016, sábado, estiveram no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF), o Enfermeiro Samuel Salvi Romero, a Conselheira Tutelar Jessica Maria Bizzani Sadowski e a Líder Comunitária e Representante do Horto de Plantas Medicinais da Linha Nova Veneza Eri Bizzani para proferir uma aula prática acerca do tema Práticas Integrativas e Complementares, tendo como público, acadêmicos de vários semestres do curso de graduação em Enfermagem da UPF. O momento foi proposto a partir da prática do estágio de docência II vinculado ao Programa de Pós Graduação Mestrado em Envelhecimento Humano cursado pelo Enfermeiro Samuel. Nesta oportunidade foram realizadas receitas com ervas medicinais, frutos aromáticos, tinturas, sucos, xaropes, sabão à base de ervas e compartilhamento de experiências levadas pela Líder Eri, cujo conhecimento popular na temática é abrangente e de grande valia. A coordenadora do Programa de Pós Graduação Mestrado em Envelhecimento Humano, Professora Drª Marilene Rodrigues Portella, responsável pela disciplina eletiva em questão conduziu o acolhimento e planejamento das atividades reiterando a importância da congruência do científico e do popular. Conhecedora do tema acrescentou dicas às receitas, assim como, teve a oportunidade de socializar seu conhecimento e profunda dedicação à prática, herança familiar. Na oportunidade foram entregues aos alunos exemplares dos Livros de Ervas Medicinais do Grupo de Hortoplantas Medicinais e de Receitas produzidas pelo Grupo de Reaproveitamento de Alimentos, frutos do Projeto Saúde Integrada- Formando Cidadão, criado e coordenado pela Secretaria da Saúde de Severiano de Almeida.

Diante deste cenário, percebe-se a integração do ensino com os serviços de saúde, fato que potencializa a estruturação de novas tecnologias para a promoção e prevenção em saúde. A garantia da participação social e valorização das culturas e conhecimento popular tornar-se-ão base para a formação de cardápios e fluxogramas adequados ao perfil biopsicossocial e epidemiológico de todos os serviços de atenção à saúde que se propõem a integralizar sua assistência, embasada em humanização e criação de vínculos saudáveis, além de sustentabilidade em saúde.