Você está em: HomeIcon Home Acessa NotíciasIcon Noticia Acessa Notícia

Notícia

Implantação de novo sistema beneficia produtores de suínos de Severiano de Almeida

Data de Publicação: 04/08/2019

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Técnica permite redução de custos e maior qualidade de adubação através de dejetos das criações

Foi implantado recentemente em Severiano de Almeida, o primeiro sistema que permite importantes ganhos para o produtor de suínos. Através da construção de uma estrutura isolada para esterqueiras, o produtor, além de inibir a entrada de água da chuva, vai garantir menor custo e maior qualidade no uso dos dejetos das criações de suínos como adubo orgânico.

O secretário de Meio Ambiente do município, Celito Bolzan explica que o processo inclui a instalação de uma estrutura mais ampla de telhado que abriga o local da esterqueira e a protege da entrada de água da chuva. “Isso por si só vai assegurar uma qualidade muito maior ao uso daquele dejeto, como adubo, sem contar que o produtor passará a ter menor custo de escoamento do dejeto”, explica.

Para ele, este é um modelo bastante eficaz e que pode, no futuro próximo, até mesmo vir ser adotado por outros produtores. A Secretaria de Meio Ambiente auxiliou o produtor Moacir Riede, o primeiro do município a implantar esta novidade, em todo o processo, seja na parte de legalização ou consultoria.