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Secretaria de Obras e Serviços Urbanos

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Dados da Secretaria

Telefone: (54) 3525-1122 E-mail:obras@pmsa.rs.gov.br Horario de Atendimento:07:30 as 17:00 Endereço: Saída para Vila Mirim, s/n.

Membro(s) da Secretaria

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    Valério José Borre Secretário(a)

Atividades da Secretaria

Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, compete:

            I - coordenar os projetos e a execução de obras viárias;

            II - examinar e aprovar os projetos de urbanização de áreas pertencentes a particulares e fiscalizar a execução de arruamentos aprovados;

            III - examinar e aprovar os projetos de construções particulares, bem como inspecionar e vistoriar edificações;

            IV - elaborar ou contratar os projetos de execução de rede de iluminação, obras viárias e prédios públicos, segundo as diretrizes do planejamento geral do Município;

            V - executar ou fiscalizar a construção de obras públicas municipais e efetuar sua conservação;

            VI - executar ou fiscalizar a implantação e manutenção da rede de iluminação de logradouros públicos municipais, monumentos e próprios municipais;

            VII - fiscalizar o cumprimento das disposições de natureza legal, no que diz respeito a sua área de competência, bem como aplicar sanções aos infratores;

            VIII - executar ou fiscalizar a construção e conservação das estradas do Município, bem como manter a infra-estrutura industrial de apoio aos seus trabalhos;

            IX - cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito, no âmbito municipal;

            X - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, pedestres, animais e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

            XI - implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário;

            XII - coletar dados estatísticos e elaborar estudos sobre os acidentes de trânsito e suas causas;

            XIII - estabelecer, em conjunto com os órgãos de política ostensiva de trânsito, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito;

            XIV - executar a fiscalização de trânsito, autuar e aplicar as penalidades administrativas, por infrações de circulação, estacionamento e paradas previstas na Lei Federal nº 9.503/97;

            XV - aplicar as penalidades de advertência por escrito e multa, por infrações de circulação, estacionamento e paradas previstas na Lei Federal nº 9.503/97, notificando os infratores e arrecadando as multas que aplicar;

            XVI - fiscalizar, autuar e aplicar as penalidades e medidas administrativas cabíveis relativas a infrações por excesso de peso, dimensões e lotação dos veículos, bem como notificar e arrecadar as multas que aplicar;

            XVII - autorizar e fiscalizar a realização de obras e eventos que interfiram na livre circulação de veículos e pedestres, de acordo com o regulamento pertinente, arrecadando as multas que aplicar;

            XVIII - exercer as atividades previstas para o órgão executivo municipal de trânsito, conforme o disposto no § 2º do art. 95 da Lei Federal nº 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro);

            XIX - promover e participar de projetos e programas de educação e segurança de trânsito de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo CONTRAN;

            XX - articular-se com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado, sob coordenação do respectivo CETRAN;

            XXI - fiscalizar o nível de emissão de poluentes e ruído produzidos pelos veículos automotores ou pela sua carga, além de dar apoio às ações específicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente;

            XXII - vistoriar veículos que necessitem de autorização especial para transitar e estabelecer os requisitos técnicos a serem observados para a circulação desses veículos;

            XXIII – planejar e executar os serviços de Utilidade Pública;

            XXIV - elaborar convênios e contratos, com pessoas jurídicas de direito público ou privado, visando a consecução dos objetivos e finalidades indicados na presente Lei;

            XXV – manter, fiscalizar os serviços do Cemitério Municipal;

            XXVI – promover a coleta de lixo, bem como manter em funcionamento a usina de reciclagem de lixo;

            XXV – responsabilizar-se pela frota de veículos e equipamentos designados à Secretaria.