Secretaria de Meio Ambiente chama atenção da população para descarte correto de lixo

Data de Publicação: 30/11/2019

Secretário Bolzan ressalta importância da separação e colocação para recolhimento nos dias certos

A Secretaria de Meio Ambiente vem demonstrando preocupação com o descarte de lixo no município. O secretário, Celito Bolzan, destaca que ainda há a necessidade de maior conscientização para o correto descarte, como colocação do lixo nos dias corretos para recolhimento.

De acordo com Bolzan, é importante que a população esteja atenta aos dias para recolhimento de lixo seco e orgânico, sendo que ambos são recolhidos separadamente. O secretário enfatiza ainda a necessidade da separação do lixo reciclável.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações é possível entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou pelo fone (54) 3525 – 1122 ramal 225.

Cronograma de recolhimento:

COLETA SELETIVA DO LIXO NO PERÍMETRO URBANO

•Lixo úmido/orgânico  tem coleta as segundas, quartas e sextas-feiras pela parte da manhã a partir das 07h30 horas.

•Lixo seco tem coleta as terças-feiras, pela parte da tarde a partir das 13h30 horas.

•Nos feriados não há coleta, segue normalmente o cronograma estabelecido para o lixo úmido e a coleta do lixo seco ocorre na quinta-feira pela parte da tarde a partir das 13h30 horas.

COLETA DO LIXO SECO INTERIOR MUNICÍPIO

Recolhimento realizado pela Secretaria Municipal de Obras

►  1º quarta-feira do mês

Linha São Roque, Linha Alto São Roque, Linha Napoleão e Linha Canivete.

►  1º quinta-feira do mês

Linha São Cristóvão, Linha Bartinicki, divisa com Coronel Teixeira, Linha Santo Farias e parte da Linha Cerro do Meio Dia (Sadi Ferasso, Ivacir Alberti, Alcir Zortea e Ermelindo Zortea).

►  2º quinta-feira do mês

Linha Doze, Linha Daga retornando pelo Cerro do Meio Dia até a sede.

►  3º quinta-feira do mês

Linha Moro do Emiliano, Linha São Paulo, Linha Nova Veneza, Linha Dois Arroios e Linha Norte.

►  4º quinta-feira do mês

Linha Caracol e Linha Tigre.

►  Todas as segundas-feiras

Linha Lambedor, Linha Sanga Funda, Linha São Brás passando na beira do Lago até a Vila Mirim, retornando pela Linha Antas até a sede. Na Linha Alto Mirim a cada 15 dias.

Recolhimento realizado pela Empresa Central Resíduos Sólidos Ltda

►  Quartas-feiras a tarde a partir das 13:30 horas

Recolhimento na comunidade do Cerro do Meio Dia e BR 153. A coleta tem início na BR 153 no trevo de acesso a cidade, percorre a rodovia passando pela comunidade do Cerro do Meio Dia até o Restaurante Cantinho dos Amigos, retorna pela BR até o Hotel e Restaurante Vanera e desce pela estrada ao lado até a Usina de Reciclagem. Em caso de feriado o caminhão passará na quinta-feira a tarde a partir das 13h30.

DICAS IMPORTANTES

►  Lixo eletrônico como celulares, rádio, TV, liquidificador, batedeira, forno elétrico, secador de cabelo, ferro elétrico, chuveiro, cabos e fios, freezer, geladeira, vídeo cassete) e as pilhas e baterias devem ser destinadas no Eco Ponto na Prefeitura Municipal (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), preferencialmente, no período de realização das campanhas que ocorrem duas vezes ao ano.

►  As embalagens de agrotóxicos não são recolhidas. Devem ser destinadas aos geradores do produto (local de venda) com a nota fiscal da compra, conforme Lei Federal nº 7.802/1989 alterada pela Lei Federal nº 9974/2000 ou na realização das campanhas de recolhimento.

►  Lâmpadas fluorescentes devem ser devolvidas nos locais de compra (logística reversa), conforme Política Nacional dos Resíduos Sólidos e Resolução CONSEMA nº 333/2016 ou na realização das campanhas de recolhimento.

►  As sacolas devem ser colocadas na rua somente nos dias da coleta. Esta medida impede que as sacolas do lixo úmido sejam rasgadas por gatos/cachorros que acabam espalhando os resíduos, bem como o lixo seco seja espalhado pelo vento ou molhado pela chuva. As sacolas/sacos devem ser bem fechadas/amarradas;

►  O lixo úmido (cozinha e banheiro) devem estar em sacolas/sacos separadas;

►  Embalagens de shampoo/condicionadores/creme dental, sabonetes não devem ser colocadas no lixo úmido (banheiro), devem ser colocados junto ao lixo seco;

►  Vidros quebrados devem ser colocados separadamente em sacolas/sacos para evitar o risco de acidentes no momento da coleta;

►  O óleo de cozinha deve ser armazenado em litros descartáveis, bem fechados para depois ser colocado para a coleta;

►  As famílias que utilizam as lixeiras públicas são responsáveis por mantê-las limpas e organizadas para evitar o acúmulo de resíduos soltos e a proliferação de insetos. As mesmas medidas cabem aos proprietários das lixeiras particulares;

►  Os estabelecimentos comerciais/residências devem dispor de um local para armazenar o lixo seco temporariamente até o dia da coleta, evitando desta forma, o acúmulo nas calçadas e lixeiras;

►  A coleta dos resíduos das podas e cortes de grama é realizada as sextas-feiras, no turno da manhã e tarde,pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos. Orienta-se que as podas e cortes de grama sejam realizados em data próxima a coleta, para evitar o acúmulo destes resíduos por vários dias nos passeios/calçadas e terrenos particulares;