Campanha em Severiano de Almeida quer conscientizar sobre reciclagem de tampinhas e lacres

Data de Publicação: 18/05/2022

O objetivo é recolher tampinhas de garrafas e de outros recipientes, além de lacres de alumínio que podem possibilitar aquisição de cadeiras de rodas

Tampinhas e lacres abrem mais que embalagens. Com este slogan, a prefeitura de Severiano de Almeida mantém a campanha de recolhimento de tampinhas plásticas e lacres de alumínio, para a aquisição de cadeiras de rodas.

As entregas pode ser feita junto ao Eco Ponto, localizado na Secretaria de Meio Ambiente, na Assistência Social (CRAS), ou ainda diretamente nas escolas Tia Mercedes, na sede; Professor FioravanteLorini, da Vila Mirim e Fortunato Parmigiani, da Linha Cerro do Meio Dia.

A campanha quer conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e destinação correta dos resíduos, uma vez que, a aquisição das cadeiras de rodas provenientes do recolhimento de tampinhas e lacres poderá beneficiar muitas pessoas, sendo uma ferramenta de locomoção adquirida pelo simples gesto da doação.

Para a aquisição de uma cadeira de rodas são necessários 400 quilos de tampinhas ou 140 garrafas pet de 2 litros cheios de lacres de alumínio.

Embalagens de remédios

Entre os itens que podem ser descartados junto ao Eco Ponto da Secretaria de Meio Ambiente estão as embalagens de remédios, conhecidas também como blister, aquelas em que há o contato direto do medicamento com a embalagem, por exemplo, as cartelas de comprimidos.

Embalagens de remédio não podem ir ao lixo comum nem para a reciclagem comum, porque podem conter resíduos de substâncias químicas e contaminar o meio ambiente. Elas precisam ser descartadas em pontos de coleta. Desta maneira haverá o destino correto para reciclagem.

Vale lembrar, que se for preciso descartar os comprimidos (em caso de vencimento, por exemplo), nunca jogue no lixo comum ou em vaso sanitário por risco de contaminação. Leve aos pontos de coleta específicos, neste caso, farmácias, hospitais ou Postos de Saúde.

A Campanha: Tampinhas e Lacres Abrem Mais que Embalagens

Realização: Prefeitura de Severiano de Almeida

O que pode ser doado: Tampinhas de garrafas pet, detergentes, achocolatados, desodorantes, shampoo, condicionadores, creme dental, maionese e semelhantes. Lacre de alumínio presentes em latinhas de cervejas, refrigerantes e energéticos.

Blisters: embalagens de medicamentos, por exemplo, de comprimidos