Você está em: HomeIcon Home Acessa NotíciasIcon Noticia Acessa Notícia

Notícia

Cinquilho marca ação do Novembro Azul em Severiano de Almeida

Data de Publicação: 30/11/2023

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

Atividade no último sábado, reuniu comunidade em uma atividade de conscientização aliada a prática de esportes

A Administração Municipal de Severiano de Almeida, através da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, 25, o tradicional jogo de cinquilho, uma atividade que teve como principal objetivo orientar e conscientizar homens do município a respeito do Novembro Azul.

O mês é dedicado a levar informações a homens sobre a importância do diagnóstico precoce, principalmente do câncer de próstata. Um total de 65 duplas participaram dos jogos no sábado.

A ação já é realizada há vários anos no município, sempre no mês de novembro. Desta vez foi realizada junto ao CTG Chaleira Preta. Houve grande presença da comunidade no evento e na disputa dos jogos de chinquilho, uma prática tradicional da cultura italiana trazida ao Brasil pelos imigrantes, ainda no século passado.

Todos os homens inscritos para participar do jogo de cinquilho, ganharam também um copo térmico. A equipe da Unidade de Saúde, juntamente com os médicos Odécio e Cláudio, também estiveram no evento, aproveitando para repassar orientações a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde, especialmente o diagnóstico precoce de doenças como o câncer.

O prefeito, Milto Vendruscolo, o vice, Jair Kammler, o secretário de Saúde do município, Dimas Dandolini e vereadores estiveram presentes na atividade. “Importante destacar a participação da comunidade em atividades como estas e o cuidado que nossos profissionais da saúde tem em levar conhecimento a nossa população, agindo desta maneira a prevenir doenças”, salientou o prefeito Milto Vendruscolo.

O secretário Dimas Dandolini enfatizou a importância de os homens buscarem informações, realizarem exames como forma de prevenir os diversos tipos de canceres. De acordo com ele, consultas com urologista também podem ser agendadas, através do convênio existente entre a Prefeitura e o Hospital São Roque. “Prevenir é uma forma de garantir melhor qualidade de vida”, lembrou o secretário.

FOTOS: Foto Harmonia