Você está em: HomeIcon Home Acessa NotíciasIcon Noticia Acessa Notícia

Notícias

Consciência e ação: Severiano de Almeida marca o dia 20 de novembro em luta contra o racismo

Data de Publicação: 20/11/2025

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

A campanha "Severiano de Almeida Sem Racismo", coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e o CRAS Severiano de Almeida, juntamente com a Administração Municipal, contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e, permitiu que a importância do Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), tomasse visibilidade e alcançasse as ruas, escolas, comércios e repartições públicas com eficácia.

As diversas atividades desenvolvidas pela Assistência Social promoveram a reflexão e a mobilização para o combate ativo ao preconceito racial em toda a comunidade. Foram desenvolvidas: Oficinas Culturais com grupos assistidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Grupos de Idosos e o projeto Fortalecendo Vidas; Palestras de Letramento Racial com a psicóloga do CRAS, Monique Rosset, direcionadas aos servidores públicos municipais de todos os setores da Prefeitura e os alunos de Ensino Médio da Escola Dr. José Bisognin e, a distribuição de cartilhas e bottons para a comunidade severianese em mobilização ocorrida na praça central.

A secretária de Assistência Social, Maria Bernadete Kammler destacou que o objetivo central da campanha foi despertar a conscientização contra qualquer forma de racismo, impactando desde crianças a idosos. O prefeito Jair Kammler também reforçou a importância da formação aos servidores e comunidade, buscando o enfretamento do racismo e de práticas excludentes.

A Secretaria de Assistência Social e o CRAS transformaram o mês e a semana de 20 de novembro em um período de intensa mobilização social, reforçando o compromisso do município com a igualdade e a justiça social, uma vez que ser antirracista deve ser uma prática cotidiana.

A campanha "Severiano de Almeida Sem Racismo" demonstra o papel ativo do poder público municipal na proteção de direitos e na construção de um futuro onde a igualdade racial seja uma realidade consolidada no município e na região.