Importantes atividades do segmento agrícola recebem atenção e evento marcou a entrega de certificados nesta semana
A agricultura é a principal atividade econômica do município de Severiano de Almeida. Pensando em ampliar investimentos, incentivos e produção nas propriedades, a Administração Municipal realizou ao longo deste ano, dois importantes cursos: um na área de fruticultura e outro de leite.
Ambos os cursos tiveram parceria com o Sebrae, que orientaram com seus instrutores os agricultores inscritos. Parte das atividades foram teóricas e parte práticas, com os instrutores visitando cada uma das propriedades.
Para marcar o fechamento destas qualificações, aconteceu na manhã desta terça-feira, 4, a entrega dos certificados aos produtores. O evento aconteceu na Cãmara de Vereadores seguido de almoço de confraternização.
O prefeito, Jair Kammler, o vice, Leonel Dario Lanius Junior, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celito Bolzan, a gestora de projetos do Sebrae RS, Catia Regina Roy, os técnicos do Sebrae que ministraram os cursos, Cleber Renato Zortea (fruticultura) e Andreia Vicentin (produção de leite), a analista Sebrae RS, Tania Ines Gehlen, além dos produtores, representantes de cooperativas, empresas do setor e instituições bancárias, também marcaram presença no evento.
“Entendemos que qualificar os produtores é garantir que haja melhor produção e por consequência rentabilidade superior às propriedades. Por isso, buscamos na parceria com o Sebrae, assegurar que nossos produtores estejam aptos a realizar novos investimentos e garantir a sustentabilidade da propriedade, tendo como nortes gestão e planejamento”, destaco o secretário Celito Bolzan.
O prefeito, Jair Kammler e o vice, Leonel Dario Lanius Junior também enfatizaram a importância da qualificação como processo de desenvolvimento e parabenizaram os produtores pela iniciativa de participar das ações propostas pelo Poder Público Municipal.
Qualificações
O programa Ambiente Saudável no Agro (ASA), teve por entre as propostas a sensibilização, descarte, organização e limpeza, saúde e autodisciplina, preparo a gestão e capacitação em grupo, além da implantação das práticas dos 5 S´s, realizadas diretamente nas propriedades, sendo 15 famílias beneficiadas.
A qualificação na fruticultura contou com palestra sobre planejamento e sucesso familiar, além de workshop e consultorias individualizadas nas propriedades. Nesta formação também foram 15 famílias beneficiadas.

Contraste