O Departamento de Cultura, órgão ligado a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Severiano de Almeida, deu início na última semana, ao projeto de Contação de Histórias, que integra financiamento realizado pela política nacional de fomento a cultura, Aldir Blanc, através dos editais abertos no município para inscrições de produtores culturais, sendo assim o referido projeto inscrito pela produtora Rozângela Jaromineck, teve a aprovação da comissão avaliadora, passando neste momento para a faze de execução do plano de trabalho.
Estão previstas contações de histórias até o final deste ano, na cidade, no interior, nas escolas e com demais grupos, neste primeiro momentos a atividade reuniu grupos de idosos do município, onde na oportunidade foram realizadas visitações a Casa de Cultura guiadas pelo Assessor de Cultura findando com a contação de histórias coordenada pela produtora cultura, tanto a visita ao museu como a contação de histórias buscou despertar nos idosos lembranças, histórias e momentos dos tempos passados.
No Museu, um momento de nostalgia, já que muitos dos objetos doados ao espaço, pertenceram aos próprios idosos ou familiares, sendo itens do acervo, fotos de familiares e até matérias que eram usados no dia a dia dos idosos. Já a História por sua vez com o uso de objetos, se tornou um momento interativo, onde os próprios idosos puderam contar suas histórias e vivências.
Junto com os grupos estava dona Lidia de David Vendruscolo, primeira telefonista de Severiano de Almeida. Ela aproveitou para demonstrar aos demais idosos a forma de funcionamento do primeiro aparelho de ligações telefônicas instalado no município.
O momento aconteceu em parceria com a Secretaria de Assistência Social, que junto com o Departamento de Cultura e a Produtora Cultural reforçam a importância de promover ações como estas para a saúde e qualidade de vida dos idosos.




