Severiano de Almeida realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Data de Publicação: 21/03/2023

Evento tratou de temas como a garantia dos direitos e defesa do SUS, da vida e da democracia

O Conselho Municipal de Saúde juntamente com a Secretaria de Saúde de Severiano de Almeida, realizaram no dia 2 deste mês a 8ª edição da Conferência Municipal de Saúde.

As Conferências Municipais de Saúde, assim como as Estaduais e a Nacional, representam uma conquista importante no campo das políticas públicas. Neste ano, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã Vai Ser Outro Dia” e seus respectivos desdobramentos. A Conferência reuniu lideranças e comunidade do município.

O evento contou com mesa de abertura presidida pela presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Denise Dalla Corte Beninca, o prefeito, Milto Vendruscolo, o Secretário de Saúde, Dimas Dandolini, o coordenador Regional de Saúde, Mário Luiz Ceron, o padre Dirceu Nardino e como representante da Câmara de Vereadores, a vereadora Veronice Kubiak.

Dentre as falas, o secretário Dimas destacou a importância da participação da população nesse processo democrático e de construção do SUS, principalmente na definição de recursos e na melhoria dos serviços de média e alta complexidade.

O prefeito, Milto, manifestou o apoio da administração municipal aos conselhos de direito e sinalizou a seriedade do momento para elencar propostas plausíveis e que realmente sejam de alcance do Governo Federal.

Por fim, a presidente do CMS, Denise, manifestou o empenho do Conselho de Saúde na defesa do SUS e no apoio ao poder público na obtenção de mais recursos e a flexibilização das normativas que “congelam” os investimentos.

Após os pronunciamentos das autoridades teve início a palestra sobre o tema da conferência, proferida pelo professor Luiz Roberto Moller e, após isso, formaram-se os grupos de trabalho para elaboração das propostas.

Os grupos debateram os quatro eixos da conferência, elencando propostas para município, Estado e União, as quais foram aprovadas em plenária final, em que também foi realizada a eleição dos delegados municipais para participar da 9ª Conferência Estadual de Saúde.

Após votação, foram eleitos como delegados titulares: Pietra Marjana Conci; Denise Dalla Corte Beninca; Mariza Salete Lando Zibetti, Dimas Aldino Dandolini.

A Secretaria Municipal de Saúde e o CMS agradeceram a participação da população severianese, bem como o apoio das entidades municipais, demais secretarias e dos trabalhadores da saúde que também estiveram atuantes em todo o processo conferencial.