Severiano de Almeida realiza terceira edição do curso em Boas Práticas na Aplicação de Defensivos Agrícolas

Data de Publicação: 19/03/2024

Certificação é importante para atuação nas propriedades rurais

Produtores de Severiano de Almeida participaram na última semana, do curso em Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Defensivos. A capacitação, promovida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), desta vez foi realizada entre os dias 6 e 8 deste mês, na comunidade de Linha Tigre.

Esta foi a terceira edição do curso promovido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Ao treinar os produtores rurais para a aplicação de defensivos agrícolas, o objetivo é qualificar o processo de aplicação nas propriedades rurais, visando melhorar e eficácia agronômica das aplicações, racionalizar a utilização de defensivos agrícolas e mitigar a contaminação humana e ambiental decorrente das pulverizações agrícolas.

Além de reduzir os custos para os produtores em relação ao uso de herbicidas hormonais, o curso atende à legislação que trata do tema. A lei prevê que o aplicador esteja cadastrado no Cadastro Estadual de Aplicadores de Agrotóxicos Hormonais e, para tanto, precisa passar pela capacitação.

Durante o curso foram repassadas orientações com foco na redução dos riscos de contaminação humana e ambiental no controle de pragas, doenças e plantas daninhas, além de reduzir os custos para os produtores em relação ao uso de herbicidas hormonais, atendendo à legislação que trata do tema.

Na parte prática, os produtores participaram de atividades com recomendações para uso correto e seguro, como análise de componentes de equipamentos de pulverização, dentre elas a regulagem das pontas do pulverizador para aplicação, tamanhos de pontas do equipamento para eficiência do produto, controle de vento, da temperatura, dentro outros itens para uso correto e seguro na aplicação.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Valmor Lazzarin salientou a importância da qualificação. “Enquanto Administração Municipal estamos qualificando os produtores para atuarem da maneira correta com as aplicações de defensivos”, enfatiza.