Você está em: HomeIcon Home Acessa NotíciasIcon Noticia Acessa Notícia

Notícias

Trilha Caminhos da Nova Itália em Severiano de Almeida é transferida para o dia 20 de julho

Data de Publicação: 03/07/2025

Icone acessibilidade Fonte Reset Icone acessibilidade Fonte Maior Icone acessibilidade Fonte Menor

A Trilha Caminhos da Nova Itália, que deveria ter sido realizada no último domingo, 29, em Severiano de Almeida, foi adiada em função do mau tempo.

A organização, a cargo da Administração Municipal através dos departamentos de Cultura e Turismo e da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, já anunciou nova data: será no domingo, dia 20 de julho.

Quem já havia feito a inscrição, não precisa refazer o processo, pois o mesmo segue valendo. Para quem ainda não fez, as inscrições estão reabertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/9NBtVmZqKsDRqztr9 (ou acessando o site severianodealmeida.rs.gov.br), para maiores de 12 anos de idade. E para maiores informações entre em contato pelo telefone (54) 999278-5665 ou 98418-3759.

A Trilha

A Trilha Caminhos da Nova Itália é uma caminhada por pontos turísticos de Severiano de Almeida com saída às 13h do domingo, dia 20 de julho, da comunidade de linha Cerro do Meio Dia, próximo a BR 153.

De lá, os participantes vão percorrer 12 quilômetros por estradas que passarão pela Cantina Debastiani, pelo Moinho de Pedra da família Riedi até chegar na comunidade de Vila Mirim, às margens do Lago da Usina Hidrelétrica Itá.

A Trilha tem por objetivo, divulgar o município, fortalecer e fomentar o turismo rural. A primeira parada será na Cantina Debastiani com degustação de vinhos. No entroncamento das linhas Mirim e Alto Mirim, haverá um ponto de apoio aos participantes com água e frutas da estação. Na sequência passará pelo Moinho de Pedra da Família Riedi, onde será feita a segunda parada para conhecer o moinho e sua história.

Deste ponto até o destino de chegada na Vila Mirim, a trilha terá acompanhamento de música ao vivo com gaita e violão animado pelo senhor Alécio Jacoboski. Na chegada à Comunidade será servido um café colonial por adesão no valor de R$30,00 aos participantes.

Após a conclusão da trilha, haverá um ônibus que fará o retorno dos participantes até o pórtico da largada na comunidade do Cerro do Meio Dia.

A organização indica aos caminhantes que levem água e mochila, usem calçado e roupas confortáveis.