Pedal Nova Itália reunirá mais de 400 ciclistas neste domingo em Severiano de Almeida

Data de Publicação: 05/04/2024

Programação vai marcar também os 60 anos de emancipação do município. Largada e chegada com diversas atrações, será no centro da cidade. Paisagens no interior marcarão roteiro

Acontece neste domingo, dia 7, a terceira edição do Pedal Nova Itália, na cidade de Severiano de Almeida. Após fechar as inscrições ainda na terça, 2, o evento assegurou a participação de 440 ciclistas, recorde absoluto.

O número de ciclistas surpreendeu positivamente o Automóvel Clube de Severiano de Almeida (Acsa), entidade organizadora. “Impressionante a forma com que o público recebeu o nosso evento, as diversas atrações que farão parte do mesmo, no próximo domingo. Nosso objetivo inicial era que ao menos 200 ciclistas fizessem a inscrição, porém mais que dobramos esta quantidade. Ficamos felizes, mas também aumenta nossa responsabilidade em fazer um grande evento”, destaca Ricardo Kammler, integrante do Acsa e um dos organizadores do Pedal.

Programação

O Pedal Nova Itália abre a programação às 6h30 de domingo, dia 7, com a recepção aos ciclistas e um café da manhã, já na Praça 12 de Abril, centro de Severiano de Almeida.

Depois, serão duas largadas. A primeira, 8h, para os roteiros de 26, 35 e 45 quilômetros, que vão percorrer o interior do município e retornar até à Praça 12 de Abril.

Depois, às 8h30 larga a categoria Kids, com percurso de 8 quilômetros. Após, haverá chegada dos ciclistas até a Praça 12 de Abril onde também será servido almoço, que entre os pratos terá a tradicional linguiça na taquara e costelão.

Outras atrações como música ao vivo na chegada do Pedal, medalhas de participação e troféu para a maior equipe, vão marcar o evento.

Momento histórico

O Pedal Nova Itália 2024 também marcará os 60 anos de emancipação de Severiano de Almeida. Fundado em 12 de abril de 1956, o município está localizado no norte do RS, banhado pelas águas do Rio Uruguai e do Lago da Usina Hidrelétrica Itá.

É conhecido também como a “Nova Itália do Alto Uruguai”, identidade que remonta à chegada dos primeiros imigrantes, no início do século 20, a maior parte deles de descendência italiana.

Mais informações sobre o Pedal podem ser obtidas pelas redes sociais do Automóvel Clube de Severiano de Almeida ou na Prefeitura.

Participantes

O Pedal Nova Itália 2024 recebeu inscrições de ciclistas de Erechim, Severiano de Almeida, Concórdia (SC), Passo Fundo, Aratiba, Peritiba (SC), Gaurama, Barão de Cotegipe, Itá (SC), Três Arroios, Getúlio Vargas, Tapejara, Ipira (SC), Viadutos, Paulo Bento, Estação, Soledade, Água Santa, Lacerdópolis (SC), Rio do Sul (SC), Lindoia do Sul (SC) e Cruzaltense.

O Pedal Nova Itália é organizado pelo Automóvel Clube de Severiano de Almeida, em parceria com a Prefeitura, contando com o patrocínio da Cavaletti Cadeiras Profissionais, Grapol e MF Embalagens Decorativas, com financiamento da Lei de Incentivo ao Esporte – Pró Esporte RS.